BSB Sporting

Candanguinho S17: Resumaço da Estreia

cdg x cre (gua) s17 2025 - LVN BSB Sporting

Começou… e aqui no site BSB Sporting, toda QUINTA, 20h30, sai o Resumão com texto, fotos, entrevistas dos dois jogos da cobertura do BSB Sporting na beira do campo, todos os resultados e outros detalhes da rodada anterior, além agenda da próxima rodada.

Candanguinho Sub-17: Rodada de Abertura Pulsa com Emoção e Gols!

A primeira rodada do Campeonato Candango Sub-17 de 2025, o “Candanguinho Sub-17”, deu o pontapé inicial no final de semana passado e já entregou muito do que os amantes do futebol de base esperam: emoção à flor da pele, gols vibrantes e a promessa de uma temporada intensa! Com 24 clubes divididos em três grupos — A, B e C (clique aqui e confira detalhes no Guia do BSB Sporting) , os campos do Distrito Federal e de Goiás pulsaram com a energia de jovens talentos, que mostraram por que esta é uma das competições mais aguardadas.
Em diversos gramados, a bola rolou em partidas que definiram os primeiros passos na busca pelo título.
Samambaia x Maringá
Entre os duelos mais marcantes, o confronto entre Samambaia e Social Esportiva Maringá capturou a atenção. No CT do Brasiliense, o equilíbrio foi a tônica, resultando em um empate em 1 a 1 que traduziu a batalha em campo. Após um primeiro tempo sem gols, a rede balançou duas vezes na etapa final: Gustavo (camisa 15) colocou o Maringá na frente aos 23 minutos, mas a resposta do Samambaia foi quase imediata, com Daniel Nunes  (camisa 16) igualando o placar aos 26 minutos. A intensidade do jogo foi tanta que a disciplina foi posta à prova, culminando na expulsão de Matheus Ribeiro (camisa 13), do Maringá, por acúmulo de amarelos, um dos vários cartões da partida.

Candango x Cresspom

mateus henrique

Em outro embate, no Estádio do Cresspom, o Candango estreou com o pé direito ao vencer o Cresspom por 1 a 0. O gol solitário da partida veio logo aos 10 minutos do primeiro tempo, com Jorge Artur Santana (camisa 7) convertendo uma penalidade máxima com precisão. O time do Candango soube administrar a vantagem, com uma defesa sólida que garantiu os três pontos, apesar das investidas do Cresspom, que também teve um jogador expulso, Pedro Felipe de Sousa Silva (camisa 10), na segunda etapa.

A rodada de abertura foi um verdadeiro mosaico de confrontos disputados, com vitórias apertadas, empates emocionantes e lances individuais que já deixam a torcida e os olheiros de olho nos futuros craques. Desde o apito inicial, ficou claro que a competitividade e o alto nível técnico serão a marca deste Candanguinho Sub-17, que promete ser uma vitrine de novos talentos do futebol regional. A tabela de classificação começa a se desenhar, e a expectativa para a próxima rodada já é enorme!
Confira os resultados por Grupo
Grupo A
  • Formosa 0 x 1 Planaltina AC
  • Brazlândia 0 x 3 Estrelinha
  • Greval 1 x 0 União
  • Samambaia 1 x 1 Maringá
Grupo B
  • Canaã 1 x 1 Galáticos
  • Real Brasília 4 x 0 Gama City
  • Riacho City 0 x 4 Legião
  • Candango 1 x Cresspom
Grupo C
  • Penharol/BNT 3 x 2 Luziânia
  • Gama 4 x 0 Sesp
  • Capital 6 x 1 Sobradinho
  • Ceilândia 3 x 0 Ceilandense
Então, foi dada a largada da competição que vale taça e vagas em competições nacionais. Para saber mais sobre a competição, consulte o Guia do BSB Sporting clicando aqui. E para saber sempre como está a sua equipe na classificação, veja em nosso site a classifcação dos três grupos na Prmeira Fase.
Clique aqui e veja como está a classificação atualizada ontem.

Detalhes da Rodada 1

Na Primeira Fase, serão sete rodadas e na rodada de estreia, o BSB Sporting pôde acompanhar três partidas. No sábado, 30/8, pela TV Canaã no youtube — Canaã 1 x 1 Galáticos , válido pela rodada de estreia do grupo B.

Samambaia 1 x 1 Maringá, no detalhe

Na manhã de domingo, 31/8, o jogo do grupo A Samambaia 1 x 1 Maringá, no CT do Brasiliense (confira nossas fotos que podem ser adquiridas na loja de nossa parceria de vendas BANLEK… clique aqui fotos do Samambaia e aqui para fotos do Maringá  e aqui para conferir as fotos da arbitragem).

O Centro de Treinamento do Brasiliense, em Brasília, foi palco de um confronto equilibrado e repleto de emoções pelo Campeonato Candango Sub-17. Samambaia Futebol Clube e Social Esportiva Maringá não tiraram o pé, e o placar final de 1 a 1 refletiu a intensidade da partida, que teve seu início às 10h00. Um jogo que, embora não tenha tido um vencedor, mostrou a garra de ambas as equipes em busca dos primeiros pontos na competição.

O primeiro tempo foi marcado por muita disputa no meio-campo, com as defesas prevalecendo sobre os ataques. Ambas as equipes buscaram impor seu ritmo, mas as oportunidades de gol foram raras, levando o confronto para o intervalo com o placar zerado. A emoção, no entanto, estava guardada para a etapa final, que viria a agitar as arquibancadas.
Gols e Emoções no Segundo Tempo
A rede balançou apenas no segundo tempo, e logo aos 23 minutos, o Social Esportiva Maringá abriu o placar. O meio-campista Gustavo Ribeiro, camisa 15, foi o responsável por levar a equipe visitante à frente, em um lance de inteligência e precisão. O gol agitou a partida, forçando o Samambaia a se lançar mais ao ataque em busca do empate.
A resposta do Samambaia veio rápido, mostrando a capacidade de reação da equipe. Apenas três minutos depois, aos 26 minutos do segundo tempo, Daniel Nunes, camisa 16, experimentou lá da intermediária, venceu o goleiro adversário e igualou o marcador para o Samambaia incendiando o jogo.
Disputa Intensa e Cartões

Com o empate no placar, a partida ganhou ainda mais em intensidade, e as intervenções da arbitragem se tornaram mais frequentes. A equipe de arbitragem com Luiz Gustavo Andrade de Almeida no apito, auxiliado por Bruno Antonio Aquino Machado e Anna Carolina Sales de Souza, teve trabalho para controlar as ações em campo, que se tornaram mais ríspidas.

No primeiro tempo, o Samambaia teve Tarcísio (camisa 9) amarelado logo a 1 minuto, e o Maringá teve Marcus Winycius  (camisa 9) advertido aos 31 minutos.
A segunda etapa trouxe mais cartões e uma expulsão que poderia ter mudado o rumo da partida. O Maringá viu Julio Cesar  (camisa 6) receber amarelo aos 8 minutos por falta tática. Já aos 29 minutos, Yhoran (camisa 8) do Samambaia foi amarelado.
O momento mais tenso foi aos 33 minutos do segundo tempo, quando Matheus Ribeiro  (camisa 13) do Maringá, que já havia entrado no intervalo, recebeu um cartão amarelo por falta tática e, logo em seguida, foi expulso ao receber o segundo amarelo, deixando sua equipe com um jogador a menos em campo. Aos 35 minutos, Luis Felipe, camisa 5 do Maringá, também recebeu amarelo. Para fechar a conta de cartões, Arthur Silva, camisa 17 do Samambaia, também foi amarelado aos 41 minutos por retornar ao campo sem permissão.
Substituições
Ambos os técnicos buscaram oxigenar e mudar o panorama da partida com substituições estratégicas. O Samambaia realizou cinco alterações: no intervalo, Nícolas Eustáquio (18) e Daniel Nunes (16) entraram nos lugares de Tarcisio Bonito (9) e Pedro Miguel (7), respectivamente. Aos 15 minutos do segundo tempo, Arthur Silva (17) e Cauã (19) substituíram Dhérick (10) e Miguel (2). Por fim, aos 33 minutos, Pedro Celso (21) entrou no lugar de Hamilton Kaua (6).
Pelo lado do Maringá, o técnico também promoveu cinco mudanças: no intervalo, Matheus Ribeiro (13) entrou na vaga de Vinícius Cauã (4). Aos 17 minutos do segundo tempo, Arthur (17) e Davi Soares (2) entraram por Isaac Kauã (10) e Julio Cesar (6). Aos 22 minutos, Henrique (18) e Gustavo Ribeiro (15) substituíram Marcus Winycius (9) e Bryan (8), respectivamente.

Apesar da inferioridade numérica do Maringá nos minutos finais, o placar não se alterou mais. O empate em 1 a 1 ao apito final, após 4 minutos de acréscimo no segundo tempo, dividiu os pontos entre as equipes, prometendo um Campeonato Candango Sub-17 ainda mais disputado nas próximas rodadas. O BSB Sporting seguirá acompanhando de perto essa competição de base que revela tantos talentos e que mira vagas na terceira edição Super Copa Capital Sub-17 prevista para dezembro deste ano e talvez, para a Copa do Brasil Sub-17 de 2026.

Elencos e Comissões Técnicas
Samambaia 
  • Titulares:
      1. Lucas Correia da Silva (G)
      1. Murilo Enthonny Pires
      1. Vinícius Cauã Carvalho
      1. Thiago Rodrigues Santos
      1. Julio Cesar Marques
      1. Santiago Cavalcante
      1. Bryan Rodrigues Reinaldo
      1. Marcus Winycius Rufino
      1. Isaac Kauã Bastos
      1. Mateus Soares Batista
      1. Sergio Gabriel Carvalho
  • Reservas:
    •     12. Guilherme Silva de Carvalho (G)
      1. Luiz Filippe da Silva
      1. Davi Gonçalves Freire
      1. Daniel Nunes de Souza
      1. Arthur Silva Moreira Ramos
      1. Nícolas Eustáquio
      1. Cauã Lourenço da Silva
      1. Eduardo Rangel da Silva
      1. Pedro Celso de Jesus Sousa
  • Comissão Técnica:
    • Técnico: Evaristo de Almeida Candeias Junior
    • Médico: Rogério Agnello
    • Massagista: Pablo di Lucca Bernardi Candeias
    • Treinador de Goleiros: Thiago Celestino de Araujo
Maringá
  • Titulares:
      1. Lorenzo Custódio de Brito (G)
      1. Miguel Noberto de Oliveira
      1. Mateus Henrique Soares
      1. Hiago Silva Gomes
      1. Luis Felipe da Costa Sirqueira
      1. Hamilton Kaua Moraes
      1. Pedro Miguel Rodrigues Lobo
      1. Yhoran Bryan da Silva
      1. Tarcisio Bonito da Silva
      1. Dhérick Maxmílian
      1. Emerson Rodrigues Menezes
  • Reservas:
    • 12. Erick Barbosa de Oliveira (G)
      1. Davi Soares Nogueira
      1. Matheus Ribeiro de Souza Lima
      1. Gustavo Ribeiro Cota
      1. Murilo Marinho Roriz
      1. Arthur Bruno Martins Vieira
      1. Henrique Araujo Ramos Gomes
      1. Pedro Celso de Jesus
  • Comissão Técnica:
    • Técnico: Ecio Antunes Morgado
    • Assistente Técnico: Davino Antonio Bellas da Costa Junior
    • Treinador de Goleiros: Gabriel Kaleb Menezes Bellas
Gols Marcados
  • Social Esportiva Maringá / DF:
    • Gustavo Ribeiro Cota (camisa 15) – 23 minutos do 2º tempo
  • Samambaia Futebol Clube / DF:
    • Daniel Nunes de Souza (camisa 16) – 26 minutos do 2º tempo
Substituições
  • Samambaia Futebol Clube / DF:
    • Entrou: 18. Nícolas Eustáquio de Medeiros / Saiu: 9 Tarcisio Bonito da Silva
    • Entrou: 16. Daniel Nunes de Souza / Saiu: 7 Pedro Miguel Rodrigues Lobo
    • Entrou: 17. Arthur Silva Moreira Ramos / Saiu: 10 Dhérick Maxmílian Araujo
    • Entrou: 19. Cauã Lourenço da Silva / Saiu: 2 Miguel Noberto de Oliveira
    • Entrou: 21. Pedro Celso de Jesus Sousa / Saiu: 6 Hamilton Kaua Moraes Melo

 

  • Social Esportiva Maringá / DF:
    • Entrou: 13 Matheus Ribeiro de Souza Lima / Saiu: 4 Vinícius Cauã Carvalho Brito
    • Entrou: 17 Arthur Bruno Martins Vieira / Saiu: 10 Isaac Kauã Bastos Lopes
    • Entrou: 2 Davi Soares Nogueira / Saiu: 6 Julio Cesar Marques Oliveira
    • Entrou: 18 Henrique Araujo Ramos Gomes / Saiu: 9 Marcus Winycius Rufino Germinio
    • Entrou: 15 Gustavo Ribeiro Cota / Saiu: 8 Bryan Rodrigues Reinaldo
Cronologia da Partida
  • Início 1º Tempo: 10:00
  • Término 1º Tempo: 10:48 (3 minutos de acréscimo)
  • Início 2º Tempo: 11:03
  • Término 2º Tempo: 11:52 (4 minutos de acréscimo)
  • Resultado do 1º Tempo: 0 x 0
  • Resultado Final: 1 x 1

 

Candango 1 x 0 Cresspom, no detalhe

Na tarde de domingo, nossa cobertura foi no jogo Candango 1 x 0 Cresspom, válido pelo grupo B. O mando foi invertido para colaborar com a logísitica do Candango, o antigo CFZ/DF, que tem sede em São Luís dos Montes Belos/GO — cerca de 330 km de Brasília — e está no Candango Profissional da Série B e no Candanguinho Sub-17.  A equipe profi jogou contra a Aruc (clique aqui para conferir as fotos da agência BSB Sporting) e o os sub-17 batalharam no Cresspom (clique aqui para acessar fotos do jogo Candango 1 x 0 Cresspom).

O campo do Cresspom, na Asa Norte, em Brasília, foi palco da vitória do Candango/DF sobre o Cresspom/DF por 1 a 0, em partida válida pelo Grupo B da primeira rodada do Candanguinho Sub-17. O confronto marcou o início da jornada das equipes na edição de 2025, e revelou a intensidade e a busca incessante pela vitória que caracterizam as categorias de base do futebol federado do DF.

A partida, iniciada pontualmente às 15h30, prometia ser um duelo equilibrado, e assim se desenrolou. Ambas as equipes demonstraram garra e organização tática desde os primeiros minutos, buscando o controle do meio-campo e as investidas ofensivas. No entanto, foi o Candango quem conseguiu capitalizar uma oportunidade ainda na etapa inicial.

O Gol que Decidiu o Jogo

O momento crucial do jogo aconteceu aos 10 minutos do primeiro tempo. O atacante Jorge Artur Santana, camisa 7 do Candango, foi preciso ao converter uma cobrança de pênalti, colocando a equipe mandante em vantagem. Este gol não apenas abriu o placar, mas também deu ao Candango a tranquilidade necessária para administrar o resultado, enquanto o Cresspom se viu na necessidade de buscar o empate.

O restante do primeiro tempo seguiu com o Cresspom tentando reagir, mas esbarrando na defesa bem postada do Candango. Destaque para o capitão do Candango, Mateus Henrique, um líder em campo.

A arbitragem de Vanailson Dourado da Silva, auxiliado por Anna Carolina Sales e Bruno Antonio Machado e também auxiliada pelo experiente quarto árbitro Felipe Barbosa, manteve o controle do jogo, que foi para o intervalo com o placar de 1 a 0 para o Candango.

Segundo Tempo

A etapa final trouxe um Cresspom mais ofensivo, buscando reverter a desvantagem. O jogo se tornou ainda mais físico, com lances de maior contato e a consequente aplicação de cartões. As comissões técnicas, atentas ao desgaste e à necessidade de novas estratégias, realizaram substituições que alteraram a dinâmica da partida.

Aos 22 minutos do segundo tempo, o Cresspom realizou sua primeira alteração, com Renan Alves entrando no lugar de Mateus Santos. Pelo lado do Candango, o técnico Jarlei Pierre promoveu mudanças no intervalo e, já aos 26 e 35 minutos do segundo tempo, para oxigenar a equipe e manter o ritmo.

Um dos lances mais significativos da segunda etapa foi a expulsão do atleta do time da casa, Pedro Silva, camisa 10 do Cresspom, aos 33 minutos do segundo tempo. O bom jogador não esteve numa boa tarde e recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho. A desvantagem numérica dificultou ainda mais a busca pelo empate por parte do Cresspom.

Apesar da pressão final e dos 4 minutos de acréscimo concedidos no segundo tempo —justificados por paradas para hidratação, substituições e atendimento a atletas —, o placar permaneceu inalterado. O Candango/DF segurou o resultado e voltou para São Luís dos Montes Belos/GO com os três pontos na estreia da competição.

Esta vitória representa um importante passo para o Candango na fase classificatória, enquanto o Cresspom precisará ajustar sua estratégia para as próximas rodadas e buscar a reabilitação. O Candanguinho Sub-17 promete ainda muitas emoções e a revelação de novos talentos do futebol do Distrito Federal.

Ficha Técnica Detalhada

Elencos e Comissões Técnicas

CANDANGO
  • Titulares:
      1. Ruan Freitas (Goleiro)
      1. Diogo Fernandes
      1. Mateus Henrique
      1. Thyago Souza
      1. Felipe Pires
      1. Jorge Santana
      1. Fabricio Guimaraes
      1. Joao Rodrigues
      1. Gustavo Lima
      1. Breno Nunes
      1. Felipe Guimaraes
  • Reservas:
    •     14. Marcos Garcia
      1. Miguel Rocha
      1. Weverton Santos
      1. Christtian Barbosa
      1. Pedro Santos
      1. Kauã Oliveira
      1. Natã Silva
      1. Luiz Castro
      1. Murilo Sousa
  • Comissão Técnica:
    • Técnico: Jarlei Pierre
    • Médico: Gustavo Souza
    • Massagista: Elio Santos
CRESSPOM
  • Titulares:
      1. Arthur Ribeiro (Goleiro)
      2. Dereck Santos
      3. Gabriel Soares
      4. Mikael Costa
      5. Luís Damas
      6. Arthur Silva
      7. Mateus Santos
      8. Matheus Soares
      9. Matheus Meireles
      10. Pedro Silva
      11. João Moura
  • Reservas:
    •     12. Vitor Pereira (Goleiro)
      1. José Sousa
      2. Fernando Menandro
      3. Renan Alves

Comissão Técnica:

  • Técnico: Beto Morales
  • Assistente Técnico: Guilherme Menezes
  • Preparador Físico: Willian Jesus
  • Treinador de Goleiros: Rhuan Souza

Gol Marcado

  • Candango/DF: Jorge Artur Santana (camisa 7), aos 10 minutos do primeiro tempo (Pênalti).

Cartões Disciplinares

Cartões Amarelos:

  • Candango/DF:
  • Fabrício Guimaraes (camisa 8), aos 17 minutos do segundo tempo.
  • Mateus Alves (camisa 3), aos 30 minutos do segundo tempo.
  • Felipe Pires (camisa 6), aos 2 minutos de acréscimo do segundo tempo.

Cresspom/DF:

  • Dereck Santos (camisa 2), aos 9 minutos do primeiro tempo.
  • Pedro Silva (camisa 10), aos 3 minutos de acréscimo do primeiro tempo.
  • Arthur Silva (camisa 6), aos 30 minutos do segundo tempo.

Cartões Vermelhos:

  • Cresspom/DF:
  • Pedro Silva (camisa 10), aos 33 minutos do segundo tempo (por segundo cartão amarelo).

Substituições

  • Candango/DF:
  • No intervalo: Sai João Rodrigues (camisa 9), entra Luiz Castro (camisa 21).
  • No intervalo: Sai Breno Nunes (camisa 11), entra Murilo Sousa (camisa 22).
  • Aos 26 minutos do segundo tempo: Sai Gustavo Lima (camisa 10), entra Pedro Santos (camisa 18).
  • Aos 35 minutos do segundo tempo: Sai Diogo Fernandes (camisa 2), entra Weverton Santos (camisa 16).

Cresspom/DF:

  • Aos 22 minutos do segundo tempo: Sai Mateus Santos (camisa 7), entra Renan Alves (camisa 16).

Cronologia da Partida

  • Início 1º Tempo: 15h30
  • Término 1º Tempo: 16h19 (4 minutos de acréscimo)
  • Início 2º Tempo: 16h34
  • Término 2º Tempo: 17h23 (4 minutos de acréscimo)
  • Resultado do 1º Tempo: Candango 1 x 0 Cresspom
  • Resultado Final: Candango 1 x 0 Cresspom

Observações da Súmula

O delegado da partida foi o Sr. Pedro Masseno. Os acréscimos nos dois tempos foram justificados por paradas para hidratação dos atletas, substituições realizadas pelas equipes e atendimentos médicos em campo.

 

Próximos Jogos – Rodada 2

Grupo A
  • Estrelinha x Greval
  • União x Samambaia
  • Maringá x Formosa
  • Planaltina AC x Brazlândia
Grupo B
  • Legião x Canaã
  • Galáticos x Real Brasília
  • Cresspom x Riacho City
  • Gama City x Candango
Grupo C
  • Sobradinho x Gama
  • Luziânia x Ceilândia
  • Sesp x Penharol/BNT
  • Ceilandense x Capital

 

Vem pro BSB Sporting e saibda mais. Você pode acompanhar as notícias rápidas pelo insta e se quiser se aprofundar, visitar toda semana nosso site. Resumão do Candanguinho Sub-17 toda QUINTA, 20h30.

 

Reportagem, Texto e Fotos

Luciano Villalba Neto/BSB Sporting

 

BSB Sporting

Em cima do lance

Notícias da BASE do DF e de Goiás

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BSB Sporting